É preciso mudança de postura para conquistar espaço no mercado após os 50 anos, afirma Ceres Azevedo

Ceres Azevedo

A influenciadora digital afirma que apesar das dificuldades de se realocar no mercado de trabalho ao atingir a maturidade, é possível conquistar espaço e continuar produtivo

Em menos de 40 anos, a população brasileira terá um maior percentual de pessoas consideradas idosas do que de jovens segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a mudança na configuração demográfica, além do aumento da expectativa de vida do brasileiro, o mercado de trabalho é uma das áreas que mais terá que se adaptar ao novo cenário.

Se há algumas décadas o normal era buscar pela aposentadoria, atualmente pessoas acima dos 50 anos mostram que querem se manter produtivas e exercer um papel social além da idade estabelecida. Um levantamento da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia conseguiu desenhar bem a mudança de comportamento — o índice de trabalhadores formais com mais de 65 anos cresceu 43% entre 2013 e 2017.

Apesar dos números, as pessoas mais velhas ainda esbarram em preconceitos sociais e costumam ser as mais prejudicadas em momentos de crise. Se manter no emprego é um desafio, mas mudar de carreira após anos de dedicação parece quase impossível, mas não é.

 O processo de mudança de carreira da influenciadora Ceres Azevedo após  os 50 anos foi difícil e doloroso, após a descoberta de uma doença autoimune e que lhe causava muitas dores ela precisou se reinventar e deixar a cozinha, onde trabalhava há 18 anos como dona de café e promotora de jantares e coquetéis.

“Não tinha mais condições de ficar na linha de frente, então tive que abdicar da minha profissão, o que foi muito desafiador, principalmente por eu estar na faixa dos 50 anos. Como os meus filhos trabalham no mercado virtual, vimos a área como uma alternativa e gradualmente eles foram me introduzindo. No início pensamos em montar um blog de gastronomia, mas acabei me encontrando na área de moda, beleza e autocuidado. Todo dia é um aprendizado”, comenta ela.

Segundo a influenciadora, além de um maior acolhimento das empresas com relação aos profissionais mais jovens, as pessoas acima dos 50 anos precisam mudar a postura para conseguir sobreviver no mercado, o que implica muitas vezes em ser realocado para outra área.

“O maior problema que vejo é que quando as pessoas envelhecem há uma grande dificuldade de se posicionar profissionalmente. Mesmo com o mundo mudando, é necessário se colocar diante do fator idade e das imitações que ele pode trazer, mas usar isso como uma maneira de se mostrar ainda mais ativa e produtiva, focando em possibilidades, no que é possível fazer”, argumenta.

A influenciadora chama atenção que esse público profissional, em especial as mulheres, tem muito medo de tentar algo por se achar maduro demais para isso. “É o receio de enfrentar um novo caminho e não conseguir ter sucesso em uma nova empreitada e penso que é isso que faz com que elas acabem se acomodando e ficando estagnadas”, diz Ceres Azevedo.

Para encarar esse processo com sabedoria e resiliência, é preciso reaprender a olhar o mundo com outros olhos. “Não é porque você possui mais de 50, 60, 70 anos que não há nada a aprender. Quando você chega nessa fase, com mais idade, é justamente quando seu olhar deve se voltar para novas possibilidades. Esse é um processo que requer autoconhecimento, olhar para si. Mais uma vez, isso também provoca medo, e muitas mulheres acabam se estagnado se fechando, desperdiçando  oportunidades de buscar novas possibilidades”, analisa.

“Vejo que há espaço, mesmo que limitado, para atender profissionais nessa faixa etária. Não é fácil, mas também depende do posicionamento, de acreditar na própria capacidade e se colocar como uma pessoa aberta para novos projetos. É mais que possível se reinventar profissionalmente após os 50 anos e para provar isso não apenas para o mercado de trabalho como também para a sociedade, exemplos positivos precisam ser cada vez mais divulgados para inspirar”, diz a influenciadora.

Compartilhe nas redes sociais

Conteúdo patrocinado

Essa publicação é de responsabilidade do autor  não sendo de responsabilidade do portal.

Últimas notícias

Mais notícias

Leônidas Junior se destaca como um grande realizador de projetos sociais

Casal Viajante lgbtqia+ é sucesso na internet e viaja para casa flutuante

Especialista Cássio Canali revela como vender muito na Black Friday sem comprometer lucro

Beca Barreto tem perfil verificado no Instagram

Letícia Velloso lança “Mais Perto Então de Mim’ em homenagem a Marília Mendonça

Sabryna Tomaz é sinônimo de beleza

Empresárias Visionárias Transformam o Mundo Digital: O Versailles Experience e a Marcante Transformação da Experiência do Cliente

JMattos Marketing, empresa que vem aproveitando as oportunidades trazidas pela pandemia

Destaque nas redes sociais, Lipão Gamer comenta sobre o seu diferencial

Empresário Cássio Canali dá dicas sobre a melhor marketplace para sua empresa