A colunista e influencer de viagens Jake Leal é a mais nova habilitada como arrais. Ela foi aprovada recentemente na prova da Marinha para pilotar jet skis e barcos pequenos. Às vésperas do verão, ela, que é ex-participante do BBB 12, aconselha a quem ama pilotar, tirar a carteira de habilitação para não comprometer os passeios. “Os acidentes normalmente acontecem quando pessoas não habilitadas estão pilotando. Se engana quem acha fácil pilotar um jet ski. Se você não tem conhecimento náutico isso pode custar a vida. Portanto, se informem, se habilitem, naveguem com prudência e nunca deixem de se atualizar”.
Jake assegura que a prova não é nenhum bicho de sete cabeças. “Mas, como em tudo na vida, é questão de foco e disciplina. Se não estudar, não passa. Vi muita gente ser reprovada no dia do meu exame. Eu estudava diariamente, fazia muitos simulados e via vídeos relacionados ao tema”.
Segundo ela, a prova é bem complexa. “Há termos muito incomuns. São 40 questões de múltipla escolha, entre elas estão primeiros socorros, nomenclatura náutica, combate a incêndio, introdução a cartas náuticas, leis e sinalização, etc.”.
Jake levou cerca de três meses entre a aula prática e o agendamento da prova. “Na verdade, para a preparação, precisa de uma empresa para fazer os trâmites e intermediar, prestando assessoria. Quem quiser mais informações pode entrar no site da Marinha”.
Quase uma sereia
Baiana, a paixão pelo mar vem desde pequena. “Quando criança eu era tão apaixonada por água que as pessoas próximas a mim diziam que eu já estava criando escamas. Não podia ver uma bacia de água que já me enfiava dentro. Eu não tinha muito acesso ao mar, pois morava distante, então, contava os dias quando tínhamos alguma viagem para praia”.
Jake cresceu sonhando em morar no mar e embora tenha feito poucos passeios, o mais longo e marcante foi um cruzeiro de Carnaval, em 2018. “Estava uma bagunça. Entrei, literalmente, de gaiata no navio, mas, mesmo assim, consegui me conectar com a paz que o mar me traz”.
A vontade de ter a carteira de arrais se tornou mais forte depois de um passeio à Ilha Bela. “Fui na garupa, porém, eu queria mais: ter o controle; a sensação por inteira. Daí, pensei: Por que não?”
Pilotando, Jake diz sentir a vida. “Quando eu olho em volta e vejo aquele azul do mar, o sol refletindo na água, sinto o cheiro da maresia, o gosto do sal na boca, e o vento tocando minha pele, chamo isso de amor”.
O mundo é o limite
Habilitada, Jake não perdeu tempo e já fez uma travessia de 5h, de jet ski, de Ilha Bela a Guarujá. Viajante por profissão, ela quer mostrar o mundo para as pessoas também poderem desfrutar. “Sempre que estiver no litoral eu vou buscar roteiros que incluam passeios no mar. Mas pretendo fazer travessias mais longas e, em breve, internacionais. Eu me inspiro no (navegador) Amyr Klink”.